sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Apresentações do Conjunto Folclórico

Algumas fotos de apresentações realizadas pelo Grupo Folclórico Pablo Neruda em diversos lugares como: Festa das Nações, Teatro Centro de Convivência de Campinas, Festas da Independência do Chile, Feiras e Escolas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Festa de Natal - Creche Cantinho de Luz




Esta festa foi realizada no dia 13 de dezembro de 2009 na Associação de Chilenos de Campinas Pablo Neruda.


As crianças da Creche Cantinho de Luz passaram uma tarde maravilhosa com direito a: brinquedos (pula-pula e piscina de bolinha), algodão doce, almoço, gelatina, sorvete, saquinho de surpresa, pintura facial, animação com palhaços e os personagens Chaves e Chiquinha (advinhem quem esta vestida), Papai Noel e muito mais.

Com a colaboração e apoio de muitas pessoas, conseguimos montar 68 kits que eram compostos por: roupa, calçado e brinquedo. Esses kits foram entregues as crianças pelo Papai Noel.

Apesar da chuva forte que caiu esse dia, tudo foi perfeito.

Agradecemos mais uma vez pelo espirito de solidariedade que envolveu a todos que colaboraram.


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

1º Encontro de Folclore e Cultura do Chile em Campinas

Quem Somos

A Associação de Chilenos de Campinas e Região Pablo Neruda, foi fundada em meados de 1992, onde nasceu a idéia de um grupo de chilenos para se fazer uma agrupação das famílias chilenas residentes nesta cidade e na sua região. Sem fins lucrativos, preservando o vinculo que através dos séculos vem unindo os países de Brasil e Chile.

Atualmente, é personalidade jurídica, registrada em Cartório com estatutos próprios que vem sendo seguidos à risca pelos sócios desta comunidade.

A cada dois anos é eleita uma nova Diretoria a qual tem a missão de continuar o trabalho desenvolvido até agora e melhorá-lo cada dia mais.

Os principais objetivos desta associação são reunir, fomentar, contribuir, encaminhar, intercambiar e tudo o que diga respeito ao estabelecimento dos caminhos para o desenvolvimento e perpetuação dos costumes, cultura, cultivarem as raízes, dar a conhecer o Chile, enfim, entregar à comunidade brasileira a cultura da pátria.

Hoje sua sede está localizada na Chácara Bela Vista nº 39, no Distrito de Sousas, onde se realizam esporadicamente festas latinas e jantares, onde são vendidas comidas típicas e com músicas chilenas e latinas em geral, para arrecadar fundos para a manutenção desta associação.

Dentro desta associação foi formado um grupo de danças folclóricas do Chile, que sempre é solicitado para fazer apresentações em diferentes espaços culturais, principalmente em escolas municipais e privadas, escolas de idiomas, universidades, locais públicos, feira das nações de Campinas e Indaiatuba e festas comemorativas alusivas a Pátria.

Este grupo esta formado por pessoas de todas as idades, sendo vários de seus integrantes jovens brasileiros natos, filhos de brasileiros, mas que tem encontrado neste grupo uma oportunidade para aprender um pouco sobre a dança e música do Chile. Hoje contamos com 30 integrantes, dentre eles, chilenos, brasileiros e argentinos.